: 



Textos, plantas e fotos referentes a obras públicas, como prédios, hospitais, monumentos, rodovias e escolas, construídos no período de 1950 a 1995 pertencentes ao Acervo da Secretaria de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais (Setop), estão disponíveis na rede mundial de computadores por meio do endereço www.acervosetop.mg.gov.br.

No acervo, estão aproximadamente 280 mil documentos de texto, três mil fotografias e cerca de 20 mil unidades cartográficas, incluindo plantas e mapas. O sistema permite que o usuário faça comentários e ou dê informações que acrescentem sobre determinado documento consultado.

As consultas podem ser realizadas de diversas formas, sendo possível a escolha pelo nome do município em que a obra foi realizada, modalidade da construção, nome do engenheiro responsável pelo projeto, data da execução, entre outras.

Após a aquisição de um novo servidor para a hospedagem do sistema "Acervo Setop", foi possível melhorar a acessibilidade do site, deixando-o mais seguro e estável, oferecendo, assim, maior comodidade para os usuários durante os acessos.

"Digitalização de Documentos do Acervo da Secretaria de Transportes e Obras Públicas do Estado de Minas Gerais" é o nome do projeto que objetiva a organização e proteção física do acervo, como também a preservação e democratização da informação e dos valores históricos, sociais, legais e probatórios contidos no processo, incentivando, ainda, a prática da pesquisa.

Dentre as atividades realizadas pela Comissão Permanente de Avaliação de Documentos de Arquivo (CPAD),no desenvolvimento do projeto, estão a identificação dos documentos, descrição, catalogação, organização, higienização, conservação, acondicionamento, preservação, digitalização, armazenagem e acesso virtual à informação.

"Este projeto é importante para a preservação da memória das obras públicas em nosso Estado. Desta forma estamos facilitando o acesso de estudantes, historiadores e demais interessados aos documentos que hoje encontram-se digitalizados", afirmou o presidente da CPAD, Adelmo Pinto de Souza.

O projeto foi iniciativa do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), em parceria com a Setop e executado pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), através do Laboratório de Ciência da Conservação, da Escola de Belas Artes da UFMG (Lacicor) e faz parte do núcleo documental do futuro Centro da Memória da Construção Civil de Minas Gerais, sendo pare integrante do "Corredor Cultural Praça da Liberdade".

A atualização do sistema foi feita pela Bertholdo Consultoria e a configuração do servidor e publicação do site foi realizada pela equipe de informática da Setop.

Imprimir Enviar esta notícia por e-mail Criar um PDF do artigo
Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas

Pagina Inicial